Sunday, August 13, 2006

Medo de Avião

O medo de avião não é exclusividade de quem nunca viajou.

Ele afeta, indiscriminadamente, passageiros novatos e veteranos.

É um medo na maioria das vezes inexplicável, que se manifesta das mais diferentes formas.


Para algumas pessoas as mãos suam ou gelam, também apresentam palpitações, tonturas e nauseas antes mesmo de o avião começar a se mover. O pensamento fica confuso, o raciocínio lógico prejudicado e a pessoa mergulha nos pensamentos catastróficos em relação ao vôo. Inclusive, há pessoas que apresentam insônia na véspera da viagem, pois concentram-se no pensamento automático sobre o acidente ou estabelecem imagens metais relativas ao dano imaginado.

Isto chama-se ansiedade antecipatória, pois existem previsões catastróficas sobre a idéia ou a imagem de um acidente aéreo prestes a acontecer "naquele vôo fatídico".


O resultado pode desembocar num comportamento de evitação, que representa uma tentativa de proteger-se contra o sofrimento gerado pela ansiedade decorrente do medo do acidente. Assim, algumas pessoas deixam de voar, outras desenvolvem um repertório de superstições para controle da ansiedade quando precisam viajar.

Há quem viaje somente na primeira fileira para sair mais rápido em caso de pouso forçado.

Outros carregam amuletos.

Alguns fazem “simpatias”, como embarcar com o pé direito ou evitar levantar para ir ao banheiro, com a idéia de não "desequilibrar" a aeronave.


Há dois tipos principais de medo de avião.

Um deles diz respeito ao pavor de um acidente aéreo, medo da catástrofe, o que evilale ao medo de morrer num acidente aéreo.

Outro tipo representa o medo de passar mal no avião e não poder ser atendido, ou não poder mandar o avião parar para descer. É o medo de sentir medo, de se ver invadido pela alta ansiedade, com todos os seus sinais de sofrimentos físicos e psíquicos.


Fonte:
Ballone GJ -Medos, Fobias & Outros Bichos in. PsiqWeb, Internet - disponível em http://www.psiqweb.med.br/, revisto em 2005


http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?art=321&sec=35


Atenção!
Estes textos não substituem uma consulta ou acompanhamento profissional e não se caracterizam como sendo um atendimento.



A terapia cognitiva comportamental trata o medo de voar.


. Tratar a evitação fóbica.

. Controlar os sintomas fisiológicos.

. Recuperar a tranqüilidade para voar.



Atendimento Integrado “VOANDO SEM MEDO”

Terapia Cognitiva Comportamental utiliza diferentes estratégias para tratar tanto a evitação fóbica, o controle dos sintomas fisiológicos, a correção das disfunções cognitivas associadas, e a recuperação da auto-estima por conseqüência do medo.

No comments: